A importância de um ambiente de trabalho projetado para pessoas
- oitiprojeta
- 22 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

O ambiente de trabalho tem um grande peso na produtividade e na qualidade de vida daqueles que o utilizam.
Projetar um escritório para pessoas vai muito além da escolha e disposição dos móveis em um determinado espaço. Com isso atendemos suas necessidades físicas, mas e quanto às cognitivas?
Precisamos projetar para o “sistema operacional humano”.
Tentou-se por muito tempo nos transformar em sistemas operacionais cada vez mais rápidos e habilidosos, mas a nossa complexidade e humanidade vão além disso. Entender essa lógica e projetar segundo ela é que resultará em lugares saudáveis, otimistas e produtivos.
Pode parecer simples, e alguns podem até chamar de supérfluo, o que é um grande equívoco, mas um bom projeto de escritório pode ajudar a fazer a diferença entre um local em que se trabalha sufocado aguardando o fim do expediente e um ambiente agradável e motivador que não seja mais um obstáculo na satisfação do trabalhador e na consequente produtividade e construção de boas relações de trabalho.
Vivemos constantes mudanças nas relações de trabalho, muitas acompanhadas de precarização, o que inclui o ambiente, às vezes a própria residência. Em muitos casos não há condições mínimas necessárias para que sejam desempenhadas as funções que cabem ao trabalhador de modo seguro e sem comprometimento da saúde.
Tais condições – que incluem aspectos como iluminação, ventilação, acústica, mobiliário e organização do ambiente – são estabelecidas em normas e leis que visam reduzir os riscos de doenças relacionadas à exposição prolongada à falta de ergonomia adequada, as quais, segundo dados da Previdência Social, já ultrapassam os acidentes convencionais nos afastamentos. E nisso todos saem perdendo, o conforto do trabalhador influencia positivamente na sua produtividade e na criação de relações de trabalho mais harmônicas.
Mesmo com toda a competitividade e ansiedade do mundo em cumprir metas e prazos, cortar custos e otimizar lucros, devemos insistir em condições e ambientes dignos.
Comentarios